9.2 C
Conselheiro Lafaiete
domingo, 14 agosto 2022

Ministério da Saúde emitiu nota técnica ampliando as doses de reforço contra a Covid-19 em todo o país

O Ministério da Saúde emitiu nota técnica ampliando as doses de reforço contra a Covid-19 em todo o país. Desde a última semana, pessoas maiores de 40 anos já podem tomar a segunda dose de reforço (quarta dose). As vacinas estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde de Congonhas. Gestantes e puérperas nesta faixa etária devem ser vacinadas apenas com imunizante do laboratório Pfizer.

De acordo com a nota técnica, “dados brasileiros demonstraram a diminuição de efetividade das vacinas Covid-19 para casos sintomáticos pela variante ômicron observada após 90 dias de reforços homólogos e heterólogos. No entanto, o declínio da efetividade contra casos graves só foi observado após reforços homólogos. A redução da efetividade das plataformas vacinais com o avançar da idade pode ser explicada, em parte, pelo envelhecimento natural do sistema imunológico (imunossenescência) e por este motivo, estratégias diferenciadas para garantir a proteção em adultos mais velhos e idosos, devem ser rotineiramente reavaliadas”.

Atenção para quem tomou a 1ª dose do esquema vacinal com o imunizante Janssen:

Inicialmente, a vacina Janssen foi planejada para ser aplicada em apenas uma dose. Porém, com a nova nota técnica, todas as pessoas maiores de 40 anos de idade que tomaram este imunizante devem ser vacinadas com todas doses de reforço recomendadas pelo Programa Nacional de Imunização – PNI com as outras vacinas, dos outros laboratórios, que foram disponibilizadas no Brasil, de acordo com o PNI.

Também foi liberada para pessoas maiores de 18 até 39 anos de idade tomar a primeira dose de reforço (3ª dose) para aqueles que também tomaram a vacina da Janssen no início do esquema vacinal. Basta o usuário entrar em contato com a UBS de sua referência e agendar a dose.

O intervalo entre as vacinas é de quatro meses e pode conferido com os profissionais técnicos capacitados das UBS’s, que também farão o agendamento.

Por Ascon

Ultimas Noticias