7.6 C
Conselheiro Lafaiete
quarta-feira, 18 maio 2022

Saiba como proceder em casos de necessidade de isolamento por Covid-19

Saiba como proceder em casos de necessidade de isolamento por Covid-19
Desde o início da pandemia, as autoridades sanitárias têm orientado a população quanto aos procedimentos a serem adotados em caso de suspeita ou confirmação de contaminação por Covid-19. Porém, o vírus está mudando e os sintomas, embora sejam praticamente os mesmos, estão mais leves, o que tem induzido parte da população ao relaxamento quanto as medidas de biossegurança.
Para auxiliar neste aspecto, a Secretaria de Saúde de Congonhas, por meio da Atenção Primária de Saúde, elaborou um resumo de informações para orientar a população nestes procedimentos, pois a pandemia não acabou e, se cada um fizer sua parte, poderemos voltar a rotina. Confira:
Orientações de isolamento para população em geral:
População em geral que apresentar mais de um sintoma de Covid-19 (febre, tosse, dor de cabeça, dor de Garganta, dor no corpo, espirro, congestão nasal, diarreia) ou se estiver sem sintomas e tiver testado positivo para Covid-19:

  • Deverá ficar em isolamento por 10 dias;
  • Poderá sair do isolamento no 7º dia, se tiver sem sintomas por 24 horas, porém devera manter as medidas acionais ate o 10º dia;
  • Se no 5° de isolamento a pessoa estiver 24 horas sem sintomas e realizar um teste com resultado negativo poderá suspender o isolamento, mas manter os cuidados com uso de máscara, não aglomerar até o 10° dia.
    Orientações de isolamento para profissionais de saúde:
    Profissional da saúde que apresentar sintomas de Covid-19 (febre, tosse, dor de cabeça, dor de garganta, dor no corpo, espirro, cogestão nasal, diarreia) ou se estiver sem sintomas e tiver testado para positivo para Covid-19:
  • Deverá ficar em isolamento por 10 dias;
  • Poderá sair do isolamento no 7º dia, se estiver sem sintomas por 24 horas e com um teste negativo realizado após o 5º dia, porem deverá manter as medidas acionais ate o 10º dia.
    Orientações de isolamento caso haja contato de pessoas com sintomas ou positivas para Covid-19
  • Deverá ficar em isolamento por 14 dias;
  • Poderá sair do isolamento no 7º dia, se estiver sem sintomas por 24 horas e com um teste negativo realizado após o 5º dia, porém deverá manter as medidas adicionais ate o 14º dia.
    São medidas adicionais:
    Usar máscara bem ajustada ao rosto, evitar aglomerações, evitar contato com pessoas imunocomprometidas, evitar frequentar locais onde não se possa usar máscara durante todo o tempo; evitar alimentar-se próximo de outras pessoas, evitar viagens.
    OBS: Os testes disponibilizados nas UBS’s não podem ser realizados para antecipar a saída do isolamento conforme nota técnica. Caso o paciente não tenha como realizar o teste de outra forma, deverá cumprir tempo integral de isolamento.
    Referências:
    Nota Técnica n°1/SES/SUBVS-CELP/2022
    Nota Técnica n°2/SES/COES MINAS COVID-19/2022

Ultimas Noticias