25.7 C
Conselheiro Lafaiete
sábado, 25 junho 2022

Secretaria de Saúde confirma aumento de casos gripal e Covid-19

Prefeitura faz alerta sobre aumento do número de casos de Covid e síndrome gripal
A Administração Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, informa que na primeira semana do mês de janeiro deste ano houve aumento do número de casos confirmados de covid-19 em todo o Estado de Minas Gerias. Em todo o mês dezembro de 2021 foram confirmado 15.910 e apenas nos primeiros seis dias de 2022 já foram contabilizados 12.574, o que representa um salto significativo na ocorrência da doença.


Em Conselheiro Lafaiete a situação se repete, sendo que em dezembro de 2021 houve a ocorrência de 50 casos em todo o mês e em janeiro deste ano já foram registrados até o 6º dia, 138 novos casos confirmados. Mesmo com o aumento de ocorrências o índice de internação permanece baixo, com a ocupação de 3 leitos clínicos e 1 leito de UTI, mas o quadro exige cuidados e atenção.


Com estes dados se acende um alerta para que a população intensifique os cuidados a fim de que a situação não se agrave e permaneça sob controle. Juntamente ao aumento do número de casos de Covid está ocorrendo também o aumento de casos de síndrome gripal, o que vem causando grande procura pelas unidades de saúde no município, particulares e públicas. Por outro lado, avança a campanha de vacinação contra Covid-19, que em Lafaiete está na terceira fase (dose de reforço), sendo aplicada por agendamento nas unidades de Estratégia Saúde da Família – ESF.


Para evitar agravamento da situação e colapso na rede de saúde os protocolos de prevenção continuam valendo, fazer uso correto e constante de máscara, higienizar as mãos e os ambientes e evitar aglomerações, principalmente em locais fechados.


Para o Prefeito Mário Marcus este é um momento de atenção e cuidado. “Pedimos à população que dobrem os cuidados e sigam rigorosamente os protocolos sanitários com o objetivo de prevenir a ocorrência de novos casos”. Ele ressalta que a administração municipal está tomando medidas necessárias para evitar agravamento da situação.

Ultimas Noticias