11.4 C
Conselheiro Lafaiete
terça-feira, 28 junho 2022

Sedas – e o Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas – Comad – iniciaram as atividades de mais uma Semana de Prevenção e Combate ao Uso de Drogas

A Prefeitura de Congonhas, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social – Sedas – e o Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas – Comad – iniciaram as atividades de mais uma Semana de Prevenção e Combate ao Uso de Drogas com evento solene que ocorreu na manhã desta segunda-feira (20), em frente ao Ginásio Poliesportivo Central (Praia).

Em 2022 o tema é: Prevenção: Uma Conexão com a Vida!
Após a cerimônia, foi realizada uma passeata, como forma de mobilização, até a Praça Jk, com participação de alunos de escolas municipais, estaduais e particulares de Congonhas, Polícia Militar de Minas Gerais e autoridades. Eles foram acompanhados pela Fanfarra da Secretaria Municipal de Educação de Congonhas sob coordenação do projeto Arte na Escola, que tem como membros alunos da Escola Municipal Rosália Andrade da Glória e moradores do bairro Alvorada.

O prefeito de Congonhas, Dr. Cláudio Antônio de Souza, falou aos presentes sobre importância da mobilização e conscientização no combate ao uso/abuso de álcool e outras drogas e de se praticar resiliência quanto as situações difíceis da vida e que, podem ser usadas como solução de problemas, porém causam outros ainda maiores. “A vida sempre nos traz oportunidades de situações positivas e negativas e a melhor decisão pode não ser a mais fácil. Por isso, peço a todos que pratiquem resiliência, seja na escola ou em casa. Ela vai nos tornar mais fortes e auxiliar em nossa caminhada pelas melhores trilhas, que nem sempre são as mais fáceis”, aconselhou o prefeito.

A programação da Semana de Prevenção e Combate ao Uso de Drogas de Congonhas segue com várias atividades, algumas em escolas, outras na Praça JK, Blitz educativa, teatro, capoeira, ginástica laboral, apresentação da Orquestra Garoto Cidadão do CET, entre outros. Uma destas atividades é a palestra: Sociedade, escola e justiça de mãos dadas na prevenção ao uso e abuso de Drogas, com a participação da juíza Drª Flávia Generoso de Mattos e com o Major PM Jackson Roberto Toffoli, quarta-feira (22), às 14 horas, na Câmara Municipal de Congonhas.


A Semana de Prevenção e Combate ao Uso de Drogas tem objetivo de intensificar a difusão de informações sobre danos sociais e agravos a saúde decorrentes do uso/abuso de álcool, tabaco e outras drogas, em especial as crianças, adolescentes e jovens. O intuito é promover atividades que favoreçam o debate público, além de mobilizar e engajar a sociedade no fortalecimento da prevenção.
Sobe o Comad:
O Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas – Comad – é um órgão colegiado permanente, paritário, de caráter consultivo, normativo e fiscalizador da política sobre drogas, no âmbito do município, vinculado para fins administrativos a Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social – Sedas. Uma de suas competências é desenvolver ações de prevenção, tratamento, redução de danos sociais, atenção à saúde, reinserção social das pessoas com transtornos decorrentes do uso de álcool e outras drogas, assim como aquelas relacionadas à redução da demanda e da oferta de álcool e outras drogas. Sua atual presidente é Raquel Tavares Gonçalves.
Por Daniel Palazzi – Comunicação – Prefeitura de Congonhas
Fotos: Raphael Dias

Ultimas Noticias