19.7 C
Conselheiro Lafaiete
segunda-feira, 24 março 2025

SEDAS – Governo oferece capacitação gratuita em calcetaria para formação de mão de obra.

Um total de 46 alunos começaram, nesta segunda-feira (24), o curso qualificação profissional em calcetaria oferecido pela Prefeitura de Congonhas. As aulas acontecem no Centro de Educação Tecnológica (CET) e são totalmente gratuitas. O curso tem como finalidade formar profissionais que poderão trabalhar em obras de pavimentação do município.


São disponibilizadas 100 vagas, distribuídas em quatro turmas que terão atividades teóricas e práticas. As duas primeiras turmas concluirão o curso em 21 de agosto. As duas últimas iniciarão as aulas no dia 22/8, com previsão de conclusão em 19 de setembro.

Cada aluno terá direito ao benefício financeiro de R$750,00, concedido no final do curso, como ajuda de custo, de acordo com o Programa Social Bolsa Aprendizagem Profissional, para os estudantes que obtiverem a frequência mínima de 75% da carga horária total do curso. Os alunos receberão certificados com validade em todo o território nacional.

A aula inaugural contou com a presença do prefeito Cláudio Antônio de Souza, da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social (SEDAS), Libertad Lamarque e de representantes do legislativo municipal que deram as boas vindas aos alunos.
O prefeito destacou que o uso de blocos intertravados no calçamento das cidades é uma realidade mundial cada vez mais exigida por causa das mudanças climáticas. “A tendência no mundo é usar menos o asfalto. Fortaleza (CE), por exemplo, quer zero de asfalto. Temos alterações climáticas muito drásticas e temos que caminhar pra minimizar isso. A visão de permeabilização do solo é impositiva hoje. Nós temos que fazer isso. Além disso, com essa tecnologia conseguimos preservar melhor nossas estradas. Somos a única cidade que está fazendo a preservação da Estrada Real por meio de calçamento e, acredito que quando Congonhas tiver concluído isso, os municípios vizinhos serão estimulados a fazer o mesmo. Isto é uma ideia ecologicamente sustentável’, ressaltou Dinho.

A Secretaria Libertad Lamarque, enfatizou que há ausência de profissionais nesta área e que é papel da política assistencial garantir o empoderamento das pessoas. “O mais importante pra nós é empoderar as pessoas. E elas poderão sair daqui com uma certificação nacional. Buscamos com esse curso, dar empoderamento para quem, por ventura, não teve uma melhor oportunidade de estudo quando estavam mais jovens ou porque tinham que trabalhar ou criar os filhos e que, por isso, não tiveram oportunidade de emprego. Isso é o mais importante para nós”, finalizou Libertad.
COMO PARTICIPAR
Estão abertas as vagas para duas turmas. As inscrições são realizadas de forma presencial, na secretaria do CET, na Rua Dom Pedro I, nº 35.
DOCUMENTO NECESSÁRIOS:

  1. Cópia da Carteira de Identidade e CPF;
  2. Cópia do comprovante de residência com data de emissão inferior a 90 (noventa) dias;
  3. Cópia do histórico escolar (conclusão do ensino fundamental 1, 5ª série);
  4. Dados bancários do ALUNO para recebimento do benefício;
  5. As Pessoas Com Deficiência deverão apresentar a cópia do laudo médico atestando a espécie e o grau ou o nível da deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional da Doença – CID.
    Não perca esta oportunidade. Informações: (31) 3731-3305.
    Texto/fotos: Reinaldo Silva

Ultimas Noticias