A Prefeitura de Congonhas, por meio da Secretaria Municipal de Educação – Semed, em parceria com a empresa de reciclagem Recomix, realizou durante o ano o projeto: “Óleo do Bem”, dentro do programa de educação ambiental junto as escolas da rede pública municipal de ensino. Ao todo foram recolhidos quase 9 mil litros de óleo em 2022. O projeto teve início em 2018 e o engajamento de alunos, professores e famílias garantiu o sucesso do projeto que promove sustentabilidade.
As escolas, por meio dos alunos, recolhem o óleo de cozinha utilizado pelas famílias e o armazena até que a empresa Recomix faça a coleta para destinação adequada. O projeto “Óleo do Bem” evita que o material seja descartado de forma incorreta podendo contaminar o solo e os rios.
A Semed e escolas participantes promovem uma mobilização por meio de uma gincana entre as unidades escolares no primeiro e segundo semestres do ano. É neste período que o material é recolhido. Ao mesmo tempo, os professores trabalham nas salas de aula os assuntos relacionados ao tema, como: poluição das águas, descarte adequado de resíduos, as consequências quando o óleo é descartado diretamente no solo ou nos rios, dentre outros.
O recurso financeiro alcançado com o processo junto a Recomix retorna para a escola para ser reinvestido em benefícios aos alunos. Por meio de uma comissão interna na escola, com participação de alunos, ocorre avaliação das melhores estratégias para uso do recurso, que deve ser destinado em benefício exclusivo aos estudantes.
Premiação
Para finalizar as ações, a Semed promoveu a premiação das turmas que mais recolheram óleo durante o ano. Em geral, são recompensadas uma turma de cada segmento (Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental) ou uma turma de cada turno, para escolas que ofertam somente um segmento. Cerca de 700 alunos, de 17 escolas municipais participantes do projeto, visitaram o Parque Ecológico da Cachoeira e desfrutaram das diversas atrações do local, como piscinas e quadras.
De acordo com a coordenadora do projeto junto a Semed, Andrea Silva, “a atividade, desta forma, propicia momentos de interação e socialização entre os alunos e seus professores, os quais têm grande importância para o desenvolvimento socioafetivo”.
Andrea ainda reforça que “o projeto tem uma abordagem socioambiental, pois não trata apenas do recolhimento do óleo de cozinha usado. Os alunos participam ativamente de todo o projeto, principalmente da decisão do que será feito com o dinheiro arrecadado com a venda do óleo. Desta forma, conseguimos trabalhar com nossos alunos temas de suma importância nos dias de hoje, como a preservação do meio ambiente, o protagonismo juvenil, autonomia e cooperação, contribuindo para sua formação ambiental e cidadã, em busca de uma sociedade mais justa e sustentável”.
Por Ascom
