23.9 C
Conselheiro Lafaiete
domingo, 27 abril 2025

Tributo a Dom Silvério teve presença de grande público e premiação de alunos da Rede Municipal

Na noite de segunda-feira (29), aconteceu a cerimônia de abertura oficial do Tributo a Dom Silvério 2022 no auditório da Escola Municipal Engenheiro Oscar Weinschenck, com grande presença de público.

A programação da noite contou com presença do prefeito de Congonhas, Dr. Cláudio Antônio de Souza (Dinho), do secretário de Educação Rodrigo Mendes, além de representantes da Faculdade Dom Luciano Mendes de Almeida, do banco Sicoob e Supermercado Damata, os dois últimos patrocinadores do concurso de fotografia que foi anunciado ao final.

Após realizadas as formalidades protocolares, aconteceu a apresentação do grupo de teatro “Odé” com a peça “As Marias”, cujo trabalho trata de poesias de Conceição Evaristo, belo-horizontina, influente literata do movimento pós-modernista no Brasil, com trabalhos nos gêneros poesia, romance, conto e ensaio, além de seu protagonismo feminino e pela denúncia sobre discriminação racial no Brasil. Em seguida, foi reexibido o documentário: Tributo a Dom Silvério Gomes Pimenta, produzido em 2021 pelos profissionais da, então, Secretaria Municipal de Comunicação.

Ao final, foram anunciados os vencedores do concurso de fotografia realizado entre alunos das escolas da rede pública municipal que participam do Grupo de Referência da Igualdade Étnico-racial – GRIER. Os 9 alunos finalistas receberam um presente e os 3 primeiros receberam uma bicicleta cada.

Sobre as regras do concurso de fotografia:

O 4º Concurso “Dom Silvério” foi realizado entre os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental da rede pública municipal de ensino de Congonhas. O objetivo é de estimular reflexão acerca da história e vida de Silvério Gomes Pimenta para a identidade cultural do Município, além de difundir sua memória entre os alunos como exemplo de superação e determinação.

Para participar do Concurso “Dom Silvério” os alunos, orientados pelos professores, selecionaram um trecho do livro “Silvério, o profeta negro”, de Helvécio Maranhas Dias Leite, e retrataram o trecho, por meio da montagem de cenário com diferentes objetos. Essa montagem foi fotografada e submetida a avaliação de professores e membros da Semed.

A programação 2022 do Tributo a Dom Silvério também contou com a parceria da do Instituto Histórico e Geográfico de Congonhas – IHGC; Academia de Ciências, Letras e Artes de Congonhas – ACLAC e da Diretoria de Mobilização e Promoção da Igualdade Racial.

Por: Ascom

Ultimas Noticias